Páginas

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

D E C O L O R E S ...............“Made in Apucarana’s Diocesis for Word ”.

O Vendaval de Evangelização Decolores para Adolescente não parou, ou melhor, continua atravessando fronteiras.
 Depois do Decolores ser apresentado na Diocese de Londrina, o "vendaval"  aumentou ainda mais..
Nos dias 4,5,e 6 de junho de 2010 aconteceu o 1º Decolores para Adolescentes na Diocese de Umuarama, com a participação de 93 candidatos. O mesmo aconteceu nos dias 2,3 e 4 de 2010 na Diocese de Paranavaí, com 79 adolescentes participantes.

 A Equipe Decolores da Diocese de Apucarana atendeu os convites e compareceu nestes encontros com quarenta integrantes. 
Foi um verdadeiro sucesso de graças e bênçãos derramadas num grande vendaval de fé, esperança e amor.  Agora o mundo nos espera ! A todos que participaram direta e indiretamente para o sucesso destes encontros, nossos agradecimentos

DECOLORES PARA ADOLESCENTES

Já não dá mais para esperar  !
Precisamos mudar o mundo !
Algo urgente tem que ser feito para com os nossos adolescentes !!! 
Decolores !!! ........... Este é o caminho. 
Sejam bem vindos ao Movimento de Cursilhos de Cristandade. 
Com a era digital, o nosso mundo ficou muito pequeno, mas suficientemente grande para  influenciar nossos jovens e adolescentes à uma vida NÃO cristã.
Nós do M.C.C. temos a obrigação de não deixar isto acontecer, e principalmente, de não nos omitirmos desta realidade. 
É  fato concreto que, após o Crisma, a maioria de nossos adolescente deixam de freqüentar  ambientes evangelizadores.
Foi esta a principal causa realística que levou o G.E.D. da Diocese de Apucarana, no ano de 2006, à realizar seu primeiro encontro misto para adolescentes, abrangendo a faixa etária entre, 14 e 17 anos.
Este movimento levou o nome de DECOLORES. 
Baseado na Obra Literária “ O Testemunho da Esperança”  do Cardeal Van Tuan, e com adaptação e supervisão do  Diretor Espiritual do GED na época, Padre NILSON CAETANO FERREIRA e sua equipe de  colaboradores, foi criado um  “PONTO ORIENTADOR”, ou seja, um Norte de esperança que faltava, o qual  resultou em um grande sucesso chamado DECOLORES para adolescentes. 
O Decolores é realizado duas vezes por ano, e a procura por fichas de inscrições é imensa. Virou rotina a fila de espera para conseguir a tão desejada vaga. 
Usando um método de trabalho voltado ao que o adolescente gostaria de ouvir, o GED da Diocese de Apucarana não poderia deixar passar em branco a divulgação deste trabalho  evangelizador, o qual tem o intuito  de disseminar  para os demais GEDs da Diocese esta obra magnífica que  vem dando bons frutos. 
 Acidentalmente pudemos perceber que o Decolores serviu para ajudar o pré-cursilho de jovens. Hoje, muitos que fizeram o Decolores, também já fizeram o cursilho, e  uma parte significativa  já encontra-se engajada no Movimento ou  em outras pastorais.  
No Decolores o adolescente é tratado com muito carinho.

Este encontro de 3 dias é realizado aos moldes do cursilho, mas totalmente diferente ao que se refere ao seu conteúdo.
Honrar pai e mãe  e,  A Sagrada Família , são algumas das mensagens Tratadas dentro do Decolores. Estas mensagens são chamadas de Torpedos, pois atinge rapidamente seu alvo, o adolescente. 
O Decolores é Cristocentrico, ou seja , tem Jesus como o centro de tudo.
A figura de Jesus é apresentada com uma cara nova, do jeito que o adolescente gostaria de enxergar. 
Nas  etapas direcionadas as dinâmicas, o Decolores lembra daquele que foi um  grande incentivador dos jovens : O Papa João Paulo II, pois os torpedos evangelizadores  apresentados aos adolescentes são revestidos com o carisma da calça jeans e  do tênis.
É passado a todos que João Paulo II acrescentou ao Terço um  novo mistério, que levou o nome de mistérios luminosos ou mistérios da luz.
E isto serviu como uma maneira de se homenagear este homem santo da igreja católica.
No Decolores um grande teatro ao ar livre é realizado exaltando todos os mistérios da luz. Seus personagens são os próprios adolescentes, os quais já participaram  de pelo menos um Decolores.
Isto entusiasma,  e faz com que o  adolescente dê continuidade na sua caminhada evangelizadora. 
Quem faz o Decolores, quer voltar !! 
O capricho com os materiais e as vestimentas para o teatro, vem sendo  tratado com a mesma organização que rege nossos cursilhos.
Muita coisa já foi conseguida, pois as dinâmicas exigem um razoável acervo de roupas típicas da época de Cristo, e outros adereços cenográficos. 
O Decolores não acaba no encontro de 3 dias.
Recheados com alegria e motivação, os Pós Decolores  começam a se espalhar pela diocese.

Reuniões já acontecem como se fossem escolas do cursilho. 
Outras atividade de pós Decolores também fermentam a união e o companheirismo criado, por exemplo: as Festas Juninas, aonde os adolescente se encontram e se divertem em um ambiente totalmente cristão.
Iniciativas como a do jantar da macarronada em prol a aquisição de uma aparelhagem de som para o Decolores, mostrou o espírito dinâmico e coletivo de nossos adolescentes. 
Outro benefício que o Decolores trouxe, foi que, os pais dos adolescentes estão vindo à fazer o cursilho, pois a motivação apresentada, e a mudança comportamental dos filhos, entusiasmaram seus pais e familiares. 
Sabemos que a música é um grande instrumento de evangelização. Dizem que quem canta reza duas vezes.
Este foi outro acontecimento que superou as expectativas, pois a revelação de talentos dentro do Decolores foi uma grata surpresa. 
A música proporcionou aos adolescentes colocarem seus dons à serviço de Deus.
Dentro deste  movimento,  surgiu a Banda Decolores.
É uma larga porta  que se abre para a evangelização juvenil.
Foi um grande presente que a comunidade ganhou.

Hoje jovens talentosos ajudam na evangelização levando entusiasmo e oração em  ritmo de alegria. 
Dificilmente poderíamos realizar um Decolores sem a presença musical e o talento jovem, pois é no ritmo musical que acontecem as descontrações e o companheirismo, tudo isto resultando em uma grande evangelização. 
O Coração sente o que os olhos vêem.
Muitas coisas ainda tem que ser feitas.
Muitas idéias ainda estarão por vir. 
Precisamos da sua ajuda, para que este mundo possa um dia ser aquele, que o Nosso Senhor Jesus Cristo desejou. 
Vista esta camisa. 
Siga está idéia porque ........ 
O Decolores veio para ficar. 
Ninguém pode falar daquilo que não viu..... 
Então.... venha conhecer. 
DECOLORES ...... 
Uma idéia evangelizadora que deu certo.

Cursilho na Diocese de Apucarana - 40 Anos - 1970 à 2010

No ano 1970, tendo como local a cidade de Londrina,  foi  realizado   o 1º Cursilho Adulto da Diocese de Apucarana,  portanto  estamos então   comemoramos  40 anos de evangelização de ambientes dentro da nossa diocese.                                                                                      Nesta hora nada mais justo que  agradecer  a todos que deram o seu Sim,  para podermos hoje  comemorar  esta  grande obra de evangelização que é o Cursilho.   Nestes 40 anos  tivemos  aproximadamente  29.600 pessoas que fizeram o Cursilho, ou seja,  fizeram  seu encontro pessoal  com Cristo. Em nossa diocese já foram realizados 382 cursilhos, incluindo os de : adultos masculinos e femininos,  e  também os  de jovens masculino e feminino.  Desde do ano de  2006, também já foram realizado 9 Decolores  Misto para Adolescentes em nossa diocese, os quais  adicionam  a  este número,  mais  1.080 integrantes. O Grupo Executivo Diocesano aproveita também para parabenizar todos os seus coordenadores que também um dia deram o seu Sim para com  este movimento.  Odival Franciscom – Coordenou o GED no período de 1968 a 1961, e  contou com a  direção  espiritual  neste período dos padres:  Pe. Lino Beal, Pe.Gonzalo Escalante, Pe. Camilo, Pe. Bejamim, Pe.João Goes, Pe. Amauri de Aviz, Pe. Luis Soares Vieira e  Pe . Dominic Camilleri. Ângelo Gonçalves da Silva – Coordenou o GED no período de 1992 a 1994.    E  contou com a  direção  espiritual  neste período do padre: José Luis Damião Monteiro.
Carlos José Freire  – Coordenou o GED no período de 1995 a 1997 , e  contou também com a  direção  espiritual  neste período do padre: José Luis Damião Monteiro . Carlos Alberto Pereira  Reis  – Coordenou o GED no período de 1998 a 2000 . E  contou com a  direção  espiritual  neste período do padre: Mauro Negro.  Ailton Rizzo Borges  – Coordenou o GED no período de 2001 a 2003 , e  contou com a  direção  espiritual  neste período do padre: Sérgio José de Souza. 
Telma Elisabete Lemos Reis  – Coordenou o GED no período de 2004 a 2006  E  contou com a  direção  espiritual  neste período do padre: Nilson Caetano Ferreira.
Elson Lemucche Tazawa – Coordenou o GED no período de 2007 a 2009
E  contou também com a  direção  espiritual  neste período do padre: Nilson Caetano Ferreira. E a atual coordenação está a cargo de  Edna Cristina Mantovani Borges que  Coordenará   o GED no período de 2010 a 2012 , e  conta  com a  direção  espiritual  do padre: José Natalício da Silva.
Aqui deixamos os nossos Parabéns ao Movimento de Cursilho da Diocese de Apucarana.Parabéns a todos os Responsáveis Decanais e paroquiais. Parabéns a você amigo e amiga cursilista. Parabéns ao Povo de Deus.ovimento de Cursilhos de Cristandade da Diocese de Apucarana  40 anos Evangelizando os ambientes.


Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Apucarana, PR, Brazil
De médico e louco, todo mundo tem um pouco...mas acho que no meu caso é só Louco... Louco por Cristo !!